UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Literaturas periféricas de 1º Mundo
Periféricas em seus sistemas, mantendo relações de amor e ódio com suas matrizes, as literaturas da Bélgica e Austrália são objeto de duas publicações. A "Histoire de la Littérature Belge" (Fayard, 672 págs.), dirigida por J.-P. Bertrand, reúne especialistas que tratam do herói juvenil Tintin, o inspetor Maigret e Jacques Brel. Já a "Nouvelle Revue Française" traz a segunda parte de um dossiê consagrado à ex-colônia britânica, com artigos sobre N. Keesing, Robin Wallace-Crabbe e outros.

O perigo da administração do corpo
O fascínio por um corpo saudável pode servir de pretexto para uma nova espécie de controle biológico. O crítico Eugene Thacker discute a questão, em artigo para a revista "Metamute", a partir da análise do filme "Extermínio", de Danny Boyle. Para ele, não importa que o vírus apresentado no filme seja cientificamente improvável -o que conta é que a obra apresenta uma boa representação de um mundo possível em que epidemiologia e globalização estão mais do que unidos.

Euclides da Cunha vai a Austin
Acontece amanhã e terça-feira, em Austin (Texas, EUA), o simpósio "Refletindo sobre os Cem Anos de "Os Sertões'", que contará com a presença de estudiosos brasileiros e estrangeiros de Euclides da Cunha. Apresentarão trabalhos, entre outros, Leopoldo Bernucci, Luiz Costa Lima, Francisco Foot Hardman e Sara Castro-Klarén. O evento também contará com uma exposição de fotos da Guerra de Canudos e de fontes primárias e primeiras edições de "Os Sertões".


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + música: Josué de Castro e os caranguejos com cérebros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.