São Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

biblioteca básica

"A Evolução da Humanidade"

JOSÉ MOJICA MARINS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O campo da pré-história humana é realmente fascinante. É uma ciência que evolui e que se multiplica a cada descoberta. Os conceitos e a compreensão se transformam. Porém o profundo interesse dos estudiosos e mesmo a curiosidade de todos em geral é um ponto forte que não sofrerá alterações. Pois o homem, a cada geração, sempre esteve em busca da sua origem. Leakey conseguiu narrar, neste livro, a trajetória da evolução humana desde os primórdios, de forma objetiva e extraordinária; o que antes só era possível ao consultar uma enciclopédia. É um livro que não deve faltar em nenhuma biblioteca. O autor não só escreve sua própria visão como cita e extrai textos de vários outros estudiosos, formando um panorama da história da humanidade que permite que nos sintamos no tempo descrito e viajar.
Pessoalmente, ao escrever "Crepúsculo das Almas" [livro que deverá publicar até o final de 2005], que tem início há mais de 15 milhões de anos, preferi consultar uma obra completa como "A Evolução da Humanidade" do que buscar fontes variadas ou enciclopédias. Para quem gosta de ler, aqui é possível ter uma fonte completa para o estudo da história humana.


José Mojica Marins, o Zé do Caixão, é cineasta e ator. Dirigiu "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1964), "Delírios de um Anormal" (1978), entre outros.

A obra
"A Evolução da Humanidade", de Richard E. Leakey. Tradução de Norma Telles. 258 págs. Editora Melhoramentos/Círculo do Livro/Ed. da Universidade de Brasília (0/xx/61/226-6874).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: A bigger splash
Próximo Texto: + autores: Enigmas decifrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.