São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2005 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Lançamentos O Império do Medo 252 págs., R$ 35,90 de Benjamin R. Barber. Trad. de Renato Bittencourt. Ed. Record (r. Argentina, 171, CEP 20921-380, RJ, tel. 0/xx/21/ 2585-2000). O cientista político analisa a política externa do governo de George W. Bush, contextualizando o 11/9 e a guerra preventiva dentro dos 200 anos de doutrina estratégica dos EUA. 20 Mil Léguas Submarinas 184 págs., R$ 24,90 de Júlio Verne. Tradução e adaptação de Paulo Mendes Campos. Ediouro (r. Nova Jerusalém, 345, Bonsucesso, CEP 21042-230, Rio de Janeiro, RJ, tel. 0/xx/21/ 3882-8200). Reedição do clássico de ficção científica (publicado originalmente em 1870) que mostra o enigmático capitão Nemo envolvido em uma vingança pessoal contra a miséria e a injustiça dos homens. Ressentimento 248 págs., R$ 28 de Maria Rita Kehl. Editora Casa do Psicólogo (r. Mourato Coelho, 1.059, CEP 05417-011, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/ 3034-3600). A psicanalista examina o ressentimento (termo que não é psicanalítico, mas do senso comum) a partir de quatro pontos de vista: na clínica psicanalítica, na produção literária, nos movimentos sociais das democracias modernas e na filosofia de Nietzsche (1844-1900), o "filósofo do ressentimento". Sobre Educação, Política e Sindicalismo 215 págs., R$ 30 de Maurício Tragtenberg. Org. de Evaldo A. Vieira. Ed. Unesp (praça da Sé, 108, CEP 01001-900, São Paulo, SP, tel. 0/ xx/ 11/3242-7171). Reunião de artigos e entrevistas com o intelectual e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (1929-1998), em que critica a burocratização da transmissão de conhecimentos, analisa a democratização da universidade, o movimento estudantil, entre outros temas. Índices de um Cinema de Poesia 254 págs., R$ 28 de Erika Savernini. Ed. UFMG (av. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, CEP 31270-901, Belo Horizonte, MG, tel.0/xx/31/ 3499-4650). Análise da gramática cinematográfica de Pier Paolo Pasolini (quem primeiro cunhou o termo "cinema de poesia", em 1965) a subversão da narrativa clássica levada a cabo por Luis Buñuel e o equilíbrio preciso desses aspectos na filmografia de Krzysztof Kieslowski. Texto Anterior: + livros: O mal de Bartleby Próximo Texto: Notas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |