São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notas

Crianças ricas lêem mais e antes
Crianças cujos pais ganham mais de 67,5 mil libras (R$ 330 mil) anuais desenvolvem habilidades de leitura seis meses antes do que aquelas cujos pais estão desempregados. A conclusão é de uma pesquisa que durou seis anos, patrocinada pelo governo britânico com crianças em idade pré-escolar. O estudo mostrou que a renda familiar tem influência direta nos resultados, independentemente de habilidades naturais das crianças, da educação dos pais ou da freqüência com que estes lêem para os filhos.

Psicoterapia e escrita
A psicoterapeuta Susie Orbach (1946) e o crítico literário Blake Morrison (1950) debateram em recente fórum a relação entre psicoterapia e escrita. "Experiências recentes me fizeram menos confiante em relação às possibilidades terapêuticas da escrita", afirmou o crítico. Já Orbach, autora de "A Impossibilidade do Sexo" (ed. Imago) acha que "escrever e terapia têm similaridades. Escrever também é terapêutico", disse. A íntegra do debate pode ser lida no endereço http://books.guardian.co.uk

Novo Tom Wolfe vende menos
O livro mais recente do escritor Tom Wolfe (foto), "I Am Charlotte Simmons" (Eu Sou Charlotte Simmons), vendeu menos de 250 mil exemplares desde seu lançamento, em novembro, aponta a Nielsen BookScan, especializada em dados do mercado editorial dos EUA. Apesar dos números expressivos (o livro está há 12 semanas consecutivas entre os mais vendidos), o resultado é considerado decepcionante pelo mercado, pois sua editora anunciara a impressão de 1,5 milhão de exemplares.

Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Cabeças de silício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.