São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ pesquisa

"O Mundo de Sofia" e "Harry Potter" são os mais lembrados de 2000

da Redação

Entre as pessoas entrevistadas pelo Datafolha, 65% afirmam que gostaram de pelo menos um livro que tenham lido no ano passado. Entre as obras mais lembradas aparecem empatadas (3%) "O Mundo de Sofia" (Companhia das Letras), de Jostein Gaarder, e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (Rocco), da autora escocesa J.K. Rowling, dois livros que, coincidentemente, têm como público-alvo principal crianças e jovens.
"O Mundo de Sofia" é preferido por quem tem até 25 anos (5%), ganha entre 35 e 60 salários mínimos (4%) e por quem possui pós-graduação (5%).
Já "Harry Potter", é apontado pelas entrevistadas do sexo feminino (4%, contra 1% do sexo masculino), por quem tem até 25 anos (5%) e por quem não tem curso superior (4%).
A taxa dos pesquisados que afirmam não ter lido nenhum tipo de livro no ano passado é de 14% no total de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como nos resultados isolados de cada cidade -no total, 5% disseram não ter gostado de nada que leram em 2000.
Em segundo lugar entre os livros preferidos houve empate entre quatro obras. Dois livros de ficção e dois de não-ficção, dois autores brasileiros, um francês e um tibetano, escrevendo sobre temas bastante diversos, obtiveram 2% das citações cada.
O oncologista Drauzio Varella e sua experiência ao trabalhar no maior presídio do Brasil, no livro "Estação Carandiru", e um romance psicografado por Zibia Gasparetto, "Quando Chega a Hora", foram os representantes nacionais; o líder espiritual e político Dalai Lama, com a "Arte da Felicidade" -o livro mais vendido na categoria não-ficção na pesquisa mais recente do Datafolha (leia na pág. 22) e "algum livro da série Ramsés", de Christian Jacq, foram os demais.
Considerando separadamente as cidades pesquisadas, no entanto, o que se obteve foi Drauzio Varella como o autor do livro mais apreciado na capital paulista e J.K. Rowling, com o primeiro livro da sua série "Harry Potter", como o autor que mais agradou ao público carioca.


Texto Anterior: + pesquisa: O livro de cabeceira
Próximo Texto: + livros Mais vendidos: Verissimo lidera lista do Datafolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.