São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dionisio Neto

1. Quando eu estive em Nova York antes do 11 de Setembro, em meio ao Central Park, uma única coisa bradava na minha cabeça: "Por que eu não moro aqui?". Eu preciso morar em uma cobertura no Central Park!!!!! Isso envolve, no mínimo, US$ 10 milhões, mas essa é uma outra questão...
2. Um dia antes de embarcar para filmar "Diários de Motocicleta", estive com Gael Garcia Bernal em andanças pelo Rio de Janeiro e ali, naquele elevador, com as coisas acontecendo tão ao meu alcance, pensei: "Preciso fazer um filme do Almodóvar!".
3. Por tanto admirar autores de romance e lê-los desde sempre, já que estou vivendo um, eu preciso terminar de escrever e publicar o meu.
4. O mesmo para filmes, a que eu não gosto somente de assistir e em que não gosto somente de atuar, mas de criar -eu preciso filmar meus roteiros.
5. Pela cultura como um todo, desde os samurais até o sashimi, eu preciso morar um ano no Japão, já que não posso ir para Marte.
6. No quesito viagens, já que o paraíso do mundo é mesmo o Brasil, eu preciso ir a Fernando de Noronha.
7. Eu preciso aprender a falar menos do que o necessário e, quando tiver aprendido isso, falar cada vez menos, até ser só uma pessoa que ri.
8. A disciplina é uma das melhores maneiras de exercer a liberdade e a chave para aumentar as possibilidades de fazer tudo o que eu preciso fazer antes de morrer, portanto eu preciso fazer ioga todos os dias!
9. E, já que está acabando (quem dera isso fosse lido por um gênio da lâmpada), eu preciso parar de sofrer por achar que eu preciso fazer tudo isso para ser feliz. Feliz? Eu não preciso de nada disso. Senão eu morro?
10. E, já que morremos mesmo no fim e que o círculo está presente em quase tudo o que existe, mas só quando eu for bem velhinho, velhinho de não poder mais, eu preciso morrer em São Luís, no Maranhão, onde nasci, tendo o sono embalado pelo mar, de frente para ele e rodeado de pessoas que amo. E que todos cantem porque a vida é assim mesmo. E ir-me junto com o Sol!...
Dionisio Neto é ator, diretor e escritor. Está em cartaz com a peça "Perpétua", de sua autoria, na pista de dança do Bop, e no filme "Garotas do ABC", de Carlos Reichenbach.


Texto Anterior: Rosângela Rennó
Próximo Texto: Um assassinato sentimental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.