São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem foi Darwin

da Redação

Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, ficou conhecido por estudar a evolução dos seres vivos e propor uma teoria que explicasse esse desenvolvimento, conhecida como darwinismo.
Sua teoria evolucionista, proposta principalmente no livro "A Origem das Espécies", de 1859, teve enorme impacto sobre a ciência em sua época.
Aos 22 anos, em 1831, Darwin embarcou no HMS Beagle, como naturalista, para pesquisar a vida selvagem da costa oeste da América do Sul e de algumas ilhas do oceano Pacífico.
Durante a viagem, de cinco anos, o cientista estudou a evolução dos seres vivos e iniciou seu trabalho a respeito do evolucionismo. Darwin concluiu "A Origem das Espécies" em 1844, mas, prevendo as reações que a teoria provocaria, decidiu que a obra só deveria ser publicada depois de sua morte.
Ele acabou, entretanto, sendo pressionado por colegas a publicar sua teoria quando surgiu a notícia de que um outro cientista -Alfred Russel Wallace- estava trabalhando em uma pesquisa semelhante.
Darwin não estudou somente a evolução. Durante sua vida, pesquisou outros assuntos, como a fisiologia de cracas e o papel de minhocas na fertilidade do solo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.