São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + Cetera

A dor, seus métodos e antídotos
Uma exposição em Londres destaca as formas, instrumentos e drogas utilizados ao longo da história para provocar e debelar a dor. "Pain: Passion, Sensibility, Compassion", que está sendo exibida na Museu da Ciência, também aborda as implicações morais envolvidas -por exemplo, a utilização do clorofórmio como analgésico recebeu críticas de teólogos, para quem a verdadeira penitência implicava sofrimento, e este, por sua vez, implicava necessariamente dor.

Feminismo e nazismo é tema de livro
"Feminisme et Nazisme" (Odile Jacob, 304 págs., 25,50 euros), que saiu na França, reúne 23 artigos que homenageiam a historiadora do nazismo Rita Thalmann. Organizada por Lilianne Kandel, a obra recupera as intervenções realizadas em colóquio realizado dez anos atrás na Universidade de Paris 7, mas também incorpora questões contemporâneas, como a situação da mulher no islã, na própria sociedade francesa ou ainda como a mulher era vista pelos grupos de extrema esquerda.

"NYTBook Review" tem mudança drástica
Uma das publicações culturais mais influentes dos EUA, o "New York Times Book Review" vai passar por "mudanças drásticas", "para ajudar nossos leitores a escolher os livros nos aeroportos", disse à "Poynter" seu novo redator-chefe, Bill Keller. Haverá menos "primeiros romances" e mais não-ficção, "onde nascem as idéias mais pertinentes". As mudanças assustaram as editoras, para quem o "NYTBR" dá o tom para os outros suplementos do país e impulsiona as vendas.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + arte: Monteverdi, um Maquiavel na música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.