São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA espionam aliados no Iraque, diz Bob Woodward

DA REDAÇÃO

Em seu novo livro, o jornalista Bob Woodward acusa o governo dos EUA de espionagem contra seus aliados no Iraque -incluindo o premiê Nouri al-Maliki e outras personalidades do primeiro escalão. O presidente dos EUA, George W. Bush, também praticou ingerências no manejo da Guerra do Iraque, como usar um general reformado para influenciar o comando do Exército americano, diz o repórter do "Washington Post".
"The War Within - A Secret White House History, 2006-2008" (A Guerra de Dentro -Uma História Secreta da Casa Branca, ed. Simon & Schuster, 512 págs., US$ 32, R$ 56) apresenta documentos inéditos e entrevistas com militares e políticos -incluindo Bush.
O governo iraquiano disse que pediria explicações aos americanos sobre a espionagem. A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, disse que a relação entre os dois países é "aberta e transparente".
Bob Woodward, 65, é responsável, juntamente com Carl Bernstein, pela investigação que levou ao escândalo Watergate, o qual conduziria mais tarde à renúncia do presidente Richard Nixon.


Texto Anterior: Grampo no STF desencadeou crise na Abin e no governo
Próximo Texto: Videocacetadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.