São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba +

A palavra "rap" tem diversos significados em inglês. Ela remete tanto à expressão "pancada seca" quanto à idéia de "criticar duramente". Como gênero artístico, o rap baseia-se em uma fala rimada sobre um fundo musical -muitas vezes apenas uma batida ritmada.
As raízes do estilo podem ser buscadas no início dos anos 70, no Bronx, em Nova York. A estrutura do grupo de rap centra-se em pelo menos um DJ (que controla as picapes) e um MC, o "mestre de cerimônias". O hip hop, por sua vez, pode ser tanto o estilo de vida das pessoas que apreciam o rap, o universo dos DJs, o grafite etc. quanto a música que acompanha a fala do MC.
As primeiras músicas falavam quase exclusivamente da situação de miséria no ambiente urbano. Foi no final dos anos 70 que o rap se consolidou como alternativa ao estilo "disco", na época hegemônico nos EUA, tornando-se uma alternativa popular e barata de manifestação cultural. Outra explicação para a ascensão do rap foi o interesse de Hollywood e da TV. No anos 80, por exemplo, a MTV lançou o seu "Yo! MTV Raps", e o diretor Spike Lee, o filme "Faça a Coisa Certa".



Texto Anterior: Berenice Cavalcante, Heloisa Starling e José Eisenberg: RAP, o canto à beira do precipício
Próximo Texto: Outros músicos por Berman
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.