São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA OS GÊNEROS

MOTOWN
Define um estilo soul-pop acompanhado de arranjos de cordas, backing vocals melódicos e instrumentação sofisticada, influenciado pelo rhythm and blues e pela música gospel americana.
Considerado precursor da música disco dos anos 1970, o motown surgiu por meio da gravadora Motown Records (ou Tamla-Motown), fundada pelo empresário musical Berry Gordy Jr. em Detroit, em 1958.
O nome da gravadora é uma abreviação de "Motor Town", em virtude da relação de Detroit com a indústria automobilística.
Revelou artistas como Diana Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Temptations e Michael Jackson -quando ainda integrava o grupo The Jackson Five.
Nos anos 80, enfrentou problemas financeiros e, em junho de 1988, foi vendida por US$ 61 milhões para a MCA -Music Corporation of America. Atualmente, faz parte da gravadora Universal Motown Records.

PUNK
O surgimento do gênero passa inevitavelmente por Detroit e pelas bandas MC5 e The Stooges. Mesclando agressividade musical e idéias políticas, o MC5 (Motor City Five) foi criado em 1964 e tocava em escolas e festas. Usando feedbacks e distorções de guitarra, já foi chamado de protopunk.
The Stooges foi criada em 1967 por James Osterberg, com os irmãos Scott e Ron Asheton (bateria e guitarra, respectivamente) e o baixista Dave Alexander. O primeiro show de Iggy Stooge -nome inicialmente adotado por Osterberg- e sua banda foi na Universidade de Chicago.
Desde o começo, o grupo se caracterizou pelas performances extravagantes, em que Iggy espalhava manteiga pelo corpo durante os shows, cortava-se com pedaços de vidro e pulava sobre a platéia. Em 1969, lançou o álbum "The Stooges", um clássico punk.
No final dos anos 70, o punk se disseminou em vários países, caracterizado pelo "do it yourself" -"faça você mesmo"-, aparência agressiva, sarcasmo niilista e subversão cultural. Seu representante mais famoso foi a banda inglesa Sex Pistols.

TECNO
O tecno surgiu na década de 1980 em Detroit, inspirada pela "música sintética" do grupo alemão Kraftwerk.
O gênero foi desenvolvido em Detroit, em estúdios amadores, pelos "The Belleville Three" (Os Três de Belleville), um grupo de afro-americanos formado por Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson.
Os três eram amigos de escola e ouviam o Midnight Funk Association, programa que ia ao ar de madrugada em diversas estações de rádio da cidade.
Seu surgimento foi facilitado pela invenção de sintetizadores e samplers, que capturam vários tipos de som.
Mas o computador foi o grande instrumento de popularização do gênero, aproveitando ainda mais o espectro de sons artificiais, sem lançar mão de instrumentos musicais tradicionais.
Concebido, a princípio, como uma música para ser mixada em programas de rádio e tocada em clubes, o tecno expandiu-se e se tornou um fenômeno global. No Brasil, foi a partir dos anos 90 que alcançou o grande público.



Texto Anterior: O set list de Madonna, por Lucy O'Brien
Próximo Texto: Trilha da redenção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.