São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

Pianistas da era de ouro

Vladimir de Pachmann (1848-1933) - Em "Pachmann -The Mythic Pianist" (CD Arbiter) há uma versão de 1923 do popular prelúdio "Gota de Chuva", de Chopin, em que a melodia na mão direita e o acompanhamento na esquerda são dessincronizados.

Ignace Jan Paderewski (1860-1941) - Após Liszt, o pianista mais popular da era de ouro.

Moriz Rosenthal (1862-1946) - Pupilo de Liszt, sua execução pode ser ouvida em "Moriz Rosenthal - Vol. 2" (Pearl Gemm), que inclui apresentação caprichosa de 1929, em ritmo livre, da transcrição para piano de Liszt da canção de Chopin "Desejo da Donzela", tão floreada e alterada que constitui um novo arranjo da canção original.

Ferruccio Busoni (1866-1924) - Suas versões do "Prelúdio em Dó Maior" e do estudo das "Teclas Pretas", de Chopin (em "Busoni and His Legacy", Arbiter) oferecem uma visão extremamente vívida das apresentações na virada do século.

Josef Hofmann (1876-1957) - Foi o único grande pianista de sua época a deixar um grande número de gravações ao vivo, hoje disponível em "The Complete Josef Hofmann, Vol. 2 -The Golden Jubilee Concert" (CD VAI Audio).

Alfred Cortot (1877-1962) - Fez várias gravações memoráveis de Liszt, como uma apresentação de 1926 do ""Rigoletto" Concert Paraphrase" que é lendária devido aos punhados de notas erradas que distribui com o maior "panache" (CD Pearl Gemm).


Texto Anterior: + Música: Clássica e um pouco chata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.