São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCOLAS DE ECONOMIA

Yoshiaki Nakano: "O Instituto de Economia da Unicamp sempre defendeu uma orientação mais histórica da economia e rejeitou a teoria econômica convencional e, com isso, a chamada visão da economia com "hard science". Não vejo problema nesse posicionamento. O problema está em tornar-se "soft", esquecendo-se o "science". Ou seja, ideologizando excessivamente a economia e convertendo-a em doutrina e profissão de fé, abandonando a lógica e o rigor".

Aloízio Mercadante: "Tinha um time muito interessante (na Unicamp). Depois, evidentemente, teve momentos muito difíceis. Para mim, por exemplo, o Cruzado foi dificílimo. "Apanhei" bastante por ter criticado o Cruzado dentro da Unicamp. Vivi um ostracismo, um isolamento, uma solidão intelectual na universidade. Não foi fácil. Foi pior do que com o Real. Muito pior na época do Cruzado. Pela intensidade do Cruzado, pelo clima eleitoral que tinha, pelo lugar do PT na sociedade, de uma força política minoritária".



Texto Anterior: PENSAMENTO ECONÔMICO
Próximo Texto: O laboratório de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.