São Paulo, domingo, 17 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Barbárie à venda
O Tribunal Correcional de Paris decidiu que examinará denúncia de que a Yahoo! teria praticado "apologia a crimes de guerra e crimes contra a humanidade". A queixa foi apresentada por entidades judaicas da França e se refere a leilões de objetos nazistas, realizados pelo portal americano até o início de 2001. Conflitos com a Justiça francesa foram um dos motivos para a Yahoo! passar a reprimir, desde 2001, a venda, por meio de seu site, de artefatos nazistas e pró-Ku Klux Klan.

Intelectual versus acadêmico
Pela insubmissão política e amplitude de pensamento, o intelectual não só difere do acadêmico mas é seu oposto, e sua encarnação mais típica é Susan Sontag. Isso porque, ao contrário de um Habermas ou Chomsky, ela não tem nenhum laço com a "indústria" universitária. A polêmica afirmação é de Terry Eagleton, professor de teoria cultural na Universidade de Manchester, em resenha no jornal "Irish Times", sobre "Where the Stress Falls" (ed. Jonathan Cape), novo livro de Sontag.

Nossa sociedade pós-humana
Um ex-entusiasta do "fim da história" hoje teme o fim da humanidade devido aos avanços nas pesquisas em clonagem humana. Em "Our Posthuman Society", que sai em abril (Farrar, Straus and Giroux), o historiador Francis Fukuyama defende que "a regulamentação traz ineficácia à economia. Mas há certos problemas sociais, como a biotecnologia, que só podem ser enfrentados com controle governamental formal". Trechos da obra foram publicados pela revista "The Public Interest".



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + teatro: Os obscuros recantos da família
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.