São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS VENDIDOS/ABRIL
Na onda do 'Titanic'

da Redação

Aproveitando a onda de sucesso do filme "Titanic", de James Cameron, são lançados no Brasil, simultaneamente e pelo mesmo autor, dois livros sobre a vida de Leonardo DiCaprio. "Leonardo - Um Álbum com Histórias e Fotos", oitavo colocado na lista de não-ficção desta semana, e "Leonardo DiCaprio - O Romeu Moderno", décimo colocado. A presença destes dois livros no ranking dos mais vendidos confirma uma tendência cada vez mais forte do mercado editorial de hoje: fazer com que os sucessos de bilheteria se transformem também em best sellers nas livrarias.
Já entre os livros de ficção o mais vendido é "Memórias de uma Gueixa", que explora as experiências da personagem no Japão do século 20.

Brasileiro acha livro caro
A despeito das altas vendas de alguns títulos, pesquisa realizada pelo Datafolha revela que a maioria dos brasileiros (75%) considera o preço dos livros elevado.
Os mais descontentes são os leitores pernambucanos, dos quais 92% consideram o livro brasileiro caro. Por sua vez, 33% dos mineiros acham que os preços são justos -seguidos de perto pelos gaúchos (31%). A pesquisa revela ainda uma preponderância do público feminino (57%). Entre os entrevistados, 80% concluíram curso superior e 50% ganham mais de 30 salários mínimos. A grande maioria dos entrevistados (82%) tem mais de 26 anos de idade.

Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi realizado em 22 livrarias distribuídas geograficamente em oito capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre e Recife.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Nessa escolha também foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou na rua. A metodologia aplicada foi o flagrante de compra, que consiste na abordagem do entrevistado logo após a compra.
As entrevistas foram realizadas nos dias 23, 25 e 28 de abril, durante o horário de funcionamento das lojas. Foram entrevistados 1.279 compradores, que adquiriram um total de 1.742 exemplares (média de 1,3 livro por comprador). A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.