São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Para Damien Hirst, Jeff Koons é tão importante quanto Andy Warhol

DO "OBSERVER"

Para o artista britânico Damien Hirst, "Jeff Koons é uma influência maciça sobre mim e toda minha geração".
Ele se recorda de ver a exposição "New York Art Now" na galeria Saatchi [em Londres] quando era estudante, em 1988. O "Coelho" de aço inoxidável de Koons foi um dos objetos principais daquela exposição. Mas Koons já era conhecido por uma série de "Hoovers" [aspiradores de pó].
Vendo seu trabalho à época, Hirst diz: "Num primeiro momento, não compreendi sua beleza simples. Como artista, sempre procuro objetos para representar nosso tempo, e Jeff acertou em cheio com aquelas peças".
"Todos nós temos uma dívida com Warhol", explica Hirst, "por ele ter feito com que fosse OK os artistas fazerem muitas coisas para celebrar o lixo! Curtir a porcaria! Ganhar dinheiro! Mas Jeff pegou essa bola no ar e correu com ela. Ele insere o romance e a beleza outra vez -algo que Warhol talvez tenha deixado escapar. Seu trabalho é gloriosamente cheio de esperança, num mundo que parece e é sentido como duro e desagradável. Como todos os grandes artistas, ele nos levou a um novo nível, e ele é tranqüilamente tão importante quanto Warhol."


Texto Anterior: + Cultura: O incrível Koons
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.