São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba +

Michel Foucault
O pensador francês (1926-84) interpretou a sociedade e a história por meio das relações de poder entre seus elementos, em obras como "Vigiar e Punir" (ed. Vozes).

Claude Lévi-Strauss
A passagem pelo Brasil desse antropólogo, hoje com 98 anos, foi marcante. Professor da USP nos anos 1930, viveu entre os índios, experiência que rendeu o aclamado "Tristes Tópicos" (Cia. das Letras). Nesse livro, o estruturalista questionava a hierarquização entre o pensamento científico e aquele do selvagem.

Antropologia cultural
Enfatiza as mudanças culturais e a organização político-econômica nos sistemas sociais. Inclui pré-requisitos como a relativização dos valores culturais, em nome da compreensão de fenômenos tais como o canibalismo e a poligamia.

Estruturalismo
Metodologia que prioriza as estruturas (sociais, políticas, lingüísticas) na interpretação de um sistema, em detrimento de fenômenos individuais. Os seres humanos são vistos menos individualmente do que como elementos das teias de relações de que participam.

Fiji
Conjunto de ilhas polinésias que eram, até o século 19, Estados independentes. Organizaram-se em confederações visando a dar um fim às guerras de uns contra os outros -como Rewa e Bau, estudados por Sahlins. De 1874 a 1970, Fiji foi uma colônia britânica. Hoje é uma república parlamentarista, tendo como primeiro-ministro o general Bainimarama, que depôs o premiê anterior.


Texto Anterior: Natureza em construção
Próximo Texto: Para Sahlins, cultura é base da história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.