São Paulo, domingo, 19 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notas

A paisagem fictícia de Cervantes
Os caminhos percorridos por dom Quixote de la Mancha, personagem de Miguel de Cervantes, em suas aventuras, e plantas de cidades européias entre os séculos 16 e 19 formam a exposição "Os Mapas do Quixote". São mais de 50 peças que formam um panorama quase fictício, representando regiões que não existiram, juntamente com paisagens reais, como um mapa da Espanha de 1605, ano de publicação do livro. A exposição fica aberta até o final de julho na Biblioteca Nacional da Espanha.

Expansão do jazz é revista
Os barcos que circulavam pelo rio Mississippi tiveram um papel importante e negligenciado na expansão do jazz nos EUA. Essa é uma das conclusões de William Howland Kenney, professor de história e estudos americanos da Kent State University, que está lançando nos EUA "Smoke on the Water" (University Of Chicago Press, 248 págs., US$ 27,50 - R$ 68). No livro, ele reexamina a trajetória do jazz até sua efetiva expansão por todos os EUA.

A história na capa de livros
As mais de 500 capas de livros publicados pela editora inglesa Penguin ao longo dos últimos 70 anos estão reunidas em uma exposição organizada no Victoria & Albert Museum, em Londres. O material, que inclui imagens nunca divulgadas, mostram como a editora foi influenciada e respondeu a mudanças na tendência do design e da própria cultura na Inglaterra. A exposição vai até novembro e traz imagens como a capa original de "Laranja Mecânica" e trabalhos de artistas como Peter Saville.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: + sociedade: A feijoada mudou
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.