São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Integração de linguagens

GERSON VALLE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os espetáculos idealizados por Wagner, no intuito de uma "Gesamtkunstwerk" [obra de arte total], acabaram incorporados aos repertórios operísticos tradicionais.
"Olga" retorna à intenção da obra de arte total, enriquecida por linguagens modernas. A imagem no cinema e na televisão abarca o banal e a vanguarda, na necessidade da convivência e da informação.
Seu compositor, Jorge Antunes, um renovador eletroacústico, de larga tradição no atonalismo, retorna aí até a música tonal ao mesmo tempo em que utiliza técnica de escrita melódica numa nova espécie de "sprechgesang" [canto falado] melismático, seguindo as inflexões da frase falada.
Quando me chamou para escrever o libreto, demorei a aceitar, porque nunca fui comunista e achava que a história tinha um certo heroísmo romântico que não correspondia aos experimentalismos de sua música. A questão política foi resolvida por ideais de justiça. Na década de 30, os comunistas encarnavam uma missão salvífica.
Cogitei um espetáculo com a linguagem de um Glauber Rocha de "Terra em Transe". Desisti para não perder a oportunidade de narrar uma história tão fascinante, na linearidade que a evidencia.
Logo no segundo quadro, marco também o despojamento nas redondilhas de três cantadores nordestinos. Mas se encontram numa encruzilhada, diante do demônio, aludindo a "Grande Sertão: Veredas" [de Guimarães Rosa], e se alternam versos menos óbvios. Somando meu libreto, a música de Antunes e a direção de William Pereira, creio termos alcançado a real "obra de arte total", na acepção de uma integração de linguagens.


GERSON VALLE é libretista da ópera "Olga".


Texto Anterior: + Tréplica: Fé no poder dos conceitos
Próximo Texto: A classe sem pudor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.