São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ Tréplica

Fé no poder dos conceitos

Com textos do colunista Jorge Coli e do libretista Gerson Valle, o Mais! encerra a polêmica em torno da ópera "Olga", apresentada no Theatro Municipal de São Paulo em outubro

JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA

Gerson Valle, diante da crítica à ópera "Olga" [apresentada em São Paulo em outubro] na coluna "Ponto de Fuga" [de 29/ 10], recorre a uma palavra alemã, difícil de escrever e mais ainda de pronunciar: "Gesamtkunstwerk" [em sua réplica de 12/11]. Termos assim obscuros e eruditos sempre impressionam os mais inocentes. O ponto é que uma palavra, mesmo difícil e misteriosa, não faz, por ela sozinha, que uma obra de arte aconteça.
"Olga" é uma ópera convencional, não tem nada de pós-moderno, sua história é linear, sua música é bem composta, embora sem uma plena intuição teatral. Recorre a citações e colagens, o que não é novidade alguma há muito tempo. O libreto é fraco na sua escrita; seus versos, às vezes concebidos com pés e rimas, não conseguem resolver suas próprias regras.
"Olga" pretende misturar história coletiva e singular, como fizeram tantas óperas do passado, e como faz, ainda hoje, um John Adams. Fica, porém, na superfície dessa intenção. Pode ser que o público tenha gostado do espetáculo, como diz Valle.
As razões, nesses caso, são várias e nem sempre as da qualidade artística. O público também gostou e chorou num filme ao qual o autor faz alusão depreciativa; nem por isso tal filme apresenta interesse cinematográfico.
Enfim, a apreciação de uma obra de arte não se faz por conceitos, como quer Valle, mas por reações infinitamente mais complexas. Valle demonstra ter fé na força e poderes dos conceitos. Isso não é sempre positivo para os criadores. Sobretudo quando eles se convencem de que os conceitos constituem o mais essencial da obra.


JORGE COLI é historiador da arte.


Texto Anterior: + Livros: Concreto desarmado
Próximo Texto: Integração de linguagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.