UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

O segundo livro de Hitler
Publicado em alemão em 1961, "Hitler's Second Book" (Enigma Books, 300 págs., US$ 32) ganha pela primeira vez uma tradução confiável em inglês, feita a partir da versão original coordenada pelo historiador Gerhard Weinberg -que, em 1958, descobriu os manuscritos em arquivos nazistas. Nele, Hitler identifica os judeus como inimigos da Alemanha (como em "Minha Luta"), mas há também considerações sobre política externa e a antevisão de um possível confronto com os EUA.

A história do World Trade Center
As ruínas do World Trade Center não continham apenas as marcas da tragédia do 11 de Setembro, mas também as de um "melodrama político e financeiro" que recua pelo menos até 1939. É o que mostram os repórteres do "New York Times" James Glanz e Eric Lipton em "City in the Sky" (448 págs., US$ 26, ed. Times Books). O livro narra, com documentação minuciosa, as histórias, personagens e conflitos que fizerem desse edifício um símbolo dos EUA e do capitalismo mundial.

O Pinóquio de Francis Ford Coppola
Na novo número da "Zoetrope", revista criada em 1997 por Francis Ford Coppola e voltada à criação literária, o diretor fala dos suspiros que sentiu pelo primeiro texto de ficção que leu: a peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, que define como uma "incrível combinação do mágico e do trágico". A revista traz também histórias como "The Adventures of Pinocchio: An Excerpt from the Story of a Puppet", de Coppola, e "After the Rain", por Abbas Kiarostami, entre outras.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + sociedade: A difícil decisão de um iraquiano comum
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.