São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derivado da opereta, teatro de revista viu declínio nos anos 1970

DA REDAÇÃO

Derivado da opereta, o teatro de revista é um gênero de teatro musicado originalmente voltado à retrospectiva de fatos recentes e à crítica de costumes, apresentada na forma de quadros cômicos, de canto ou dança.
O teatro de revista "estourou" no Brasil nas duas últimas décadas do século 19, quando o êxito de público recompensava montagens plenas de alegorias realizadas por profissionais de prestígio, como Artur Azevedo.
Essa modalidade teatral de origem francesa abriu espaço para ritmos como o maxixe e, posteriormente, o samba, tendo influência sobre a disseminação da música popular.
Além disso, foi laboratório para o humor malicioso brasileiro típico e deu origem ao teatro rebolado. A progressiva vulgarização do modelo é uma das causas apontadas para o declínio do estilo, nos anos 1970 -80.


Texto Anterior: Dercy fala sobre artistas brasileiras
Próximo Texto: Dercy responde às perguntas das atrizes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.