São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALCIR PÉCORA

O autor
Machado vence o derby por uma cabeça. O estilo elegante, o raciocínio fino, o comentário irônico, o humor ático, o ceticismo engenhoso, a habilidade de fazer e desfazer o romanesco sem perder o fio da meada, o moralismo demolidor que associa cada ponto de vista ao um jogo de enganos: tudo isso junto e funcionando bem torna Machado imbatível em competições com escritores brasileiros modernos.
Rosa, campeão da experimentação lingüística, por vezes permite que a exuberância da linguagem mascare um ponto de vista, senão populista, bem próximo ao senso comum: a ciência não explica tudo, o doutor não sabe que não sabe, a mitologia popular é sábia, o que acaba resultando em sentenciosidades do tipo "viver é muito perigoso", "o mundo é misterioso" etc.
Depois, em dias nublados, mareia um pouco o rosês.

A obra
É quase aleatório escolher entre "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro".
Incluiria também nesse grupo "Esaú e Jacó": uma ficção tão perfeita que até finge melhor que as outras ter como narrador o "verdadeiro Machado". Mas voto em "O Alienista", que reduz ao essencial o problema machadiano de minar a autoridade do narrador em dizer o real e, ao mesmo tempo, impedir que se diga que o real é relativo.
Todos se enganam, mas o engano é real. Se por "obra" se deve entender livro, e não texto isolado, aposto em "Dom Casmurro", não por ser melhor que os outros citados, mas por ter conseguido colocar seus leitores e críticos, eles próprios, num desesperado derby -traiu?, não traiu?-, que, ao contrário do proposto pelo Mais!, não admite fim, nem descanso. Os apostadores morrerão antes do fim do páreo.


ALCIR PÉCORA é professor de teoria literária da Universidade Estadual de Campinas (SP) e autor de "Máquina de Gêneros" (Edusp).


Texto Anterior: Antonio Candido
Próximo Texto: Manoel Carlos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.