UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caderno traz ilustrações de Vesalius

As imagens que ilustram o Mais! foram extraídas do livro de Andreas Vesalius "De Humani Corporis Fabrica...", que está saindo no Brasil em co-edição da Ateliê, Ed. da Unicamp e Imprensa Oficial do Estado. A obra foi editada na Basiléia (Suíça) em 1543, e é considerada o marco fundador da anatomia moderna.
Nascido em Bruxelas, Vesalius (1514-64) recebeu formação marcada pela influência renascentista, de onde vem o interesse pelas línguas clássicas e pelo saber científico, sobretudo a anatomia. Estudou em cidades como Louvain e Paris.
Vesalius chamou a atenção ao trocar a adesão incondicional às teses -então hegemônicas- do médico greco-romano Galeno (século 2º d.C.) pela verificação delas mediante a observação direta.
Doutorou-se em medicina em 1537 pela Universidade de Pádua, o centro da renascença científica. Nomeado professor de cirurgia -o que envolvia o ensino de anatomia-, Vesalius atraía grandes platéias de eruditos, médicos e estudantes para suas então inusitadas sessões de demonstração pública com cadáveres. Também causou sensação ao recorrer, em suas obras, a ilustrações detalhadas de veias, artérias e nervos. As ilustrações então eram poucas, e só decorativas, nos livros do gênero -por infringir o padrão grego e porque "degradariam" a erudição do texto.


Texto Anterior: Ser humano versão 2.0
Próximo Texto: + brasil 503 d.C.: O jogo da independência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.