São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítico refuta organizador americano do romance

DA REDAÇÃO

Baseado na correspondência pessoal de Truman Capote, extraída de "Too Brief a Treat - The Letters of Truman Capote" (Vintage Books, 2004), de Gerald Clarke, o crítico brasileiro Silviano Santiago refuta a informação do advogado Alan U. Schwartz -beneficiário da obra de Capote na Truman Capote Literary Trust e responsável pela publicação de "Travessia de Verão"- segundo a qual este é seu primeiro romance.
Santiago argumenta que "Outras Vozes, Outros Quartos", publicado em 19 de janeiro de 1948, é de fato o primeiro romance de Capote e que as cartas do escritor norte-americano atestam que ele ainda afirmava estar escrevendo "Travessia de Verão" depois dessa data.
Questionado pela Folha, Alan U. Schwartz refutou a afirmação. Lacônico, afirmou apenas que ""Travessia de Verão" foi escrito antes de "Outras Vozes, Outros Quartos" e é seu primeiro romance".
No posfácio de "Travessia de Verão", Schwartz descreve como os manuscritos do livro -que eram desconhecidos- apareceram em 2004, sua hesitação em publicá-lo e como no fim da vida o escritor fantasiava ter escrito seu novo grande romance, "Súplicas Atendidas" -cujos originais, além de alguns capítulos publicados em vida, nunca foram achados. "Capote era viciado em drogas e em álcool, o que era autodestrutivo e levou à sua morte precoce", disse à Folha. (MARCOS STRECKER)


Texto Anterior: O demoniozinho Capote
Próximo Texto: + lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.