São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Lançada em 1835, obra é um clássico sobre o Ocidente

DA REDAÇÃO

Clássico da ciência política, o livro "A Democracia na América" (lançado em dois volumes, em 1835 e em 1840) é resultado de impressões de uma viagem realizada pelo jovem Tocqueville (1805-1859) aos EUA, entre 1831 e 1832, quando foi pesquisar o sistema prisional norte-americano. A obra, que tornou Tocqueville famoso, foi considerada em 1835 "o livro do ano" na França.
É um estudo pioneiro sobre o sistema democrático, suas qualidades, crises e contradições. Tornou-se a melhor descrição das instituições e dos costumes norte-americanos no século 19, além de um texto indispensável à reflexão sobre a democracia de massa.
Disputa o lugar -que já foi do marxismo- de grande explicação histórica do Ocidente, da Revolução Francesa à sociedade de consumo. Nela, Tocqueville previu as conseqüências políticas e sociais do fim das hierarquias e da instauração da igualdade.


Texto Anterior: As entranhas dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.