São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é

Roberto A. Salmeron
Doutor pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, foi o fundador do Instituto de Física e primeiro coordenador de Ciências, Tecnologia e Biociências da Universidade de Brasília em 1964 e 1965.
Antes havia sido um dos 20 primeiros pesquisadores do Cern (Organizacion Europeénne pour la Recherche Nucleaire), o laboratório que possui o maior acelerador de partículas do mundo (1955 a 1963 e 1965 a 1985). Atualmente é diretor emérito de pesquisas da Escola Politécnica de Paris (França), onde foi diretor de pesquisas durante dez anos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da França e membro do seleto grupo que propõe candidatos ao Prêmio Nobel. Presidiu inúmeros congressos, foi editor de sete revistas de física, é ou foi membro de várias comissões científicas em diversos países da Europa. É autor de 150 trabalhos científicos e está entre os dez físicos brasileiros mais citados na literatura especializada. Apesar dessa intensa atividade na Europa, esteve sempre em contato com as principais instituições de pesquisas do Brasil, oferecendo apoio e orientação.



Texto Anterior: + educação - Roberto A. Salmeron: Por uma defesa da universidade pública
Próximo Texto: + poesia - Anelito de Oliveira: A nação dos suicidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.