São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

Vida de Jean Seberg é contada em livro
A vida da atriz americana Jean Seberg, que se suicidou em 1979 aos 40 anos, é retratada em "Jean S." (ed. Fayard, 584 págs., 22 euros), de Alain Absire. Sua morte -prefigurada no clássico "Acossado", de Godard- é reconstituída com delicadeza e lucidez. Seberg trabalhou em mais de 38 filmes e chegou a ser vista como uma inimiga dos EUA pelo FBI [polícia federal americana] por ter ligações com os Panteras Negras. O autor utilizou como material diálogos de filmes, cartas e testemunhos sobre a atriz.

Aumentam protestos high-tech anti-Bush
Uma bicicleta circulou por Nova York durante a convenção republicana, no início deste mês, redigindo mensagens de protesto no chão. Com sprays de tinta presos ao veículo e conectados à internet, "Bicicletas contra Bush" é um dos criativos movimentos que usam a tecnologia para tentar evitar a reeleição de George W. Bush em novembro. Segundo o "El País", os meios tecnológicos mais usados na campanha anti-Bush são a internet e os celulares. O criador do "Bicicletas..." foi condenado a 60 dias de prisão.

John Updike analisa obra de Saramago
"A escrita de José Saramago tem o dom da leveza de uma conversa informal, capaz de trazer qualquer improbabilidade à vida." Essa é a opinião do escritor americano John Updike, que resenhou, para a revista "New Yorker", o livro "O Homem Duplicado" (Cia. das Letras), publicado em português em 2002 e recentemente traduzido para o inglês como "The Double". Ele se mostrou surpreso com o estilo do Prêmio Nobel português, que "dispensa todas as articulações tradicionais da ficção inglesa".


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + brasil 505 d.C.: Terra nostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.