UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é Stephen King

Stephen King é não só um dos escritores mais conhecidos de literatura fantástica nos EUA como também um dos mais prolíficos. Em cerca de três décadas, ele publicou mais de 200 contos e 40 livros. Muitos se tornaram best-sellers, como "Carrie, a Estranha" (1974), "Dança Macabra" (1980) e "Christine" (1983). Sua obra rendeu também adaptações cinematográficas, como "O Iluminado", transformado em filme por Stanley Kubrick em 1980, e o recente "O Apanhador de Sonhos" (2003), dirigido por Lawrence Kasdan.
Em setembro, Stephen King foi homenageado pela Fundação Nacional do Livro por sua contribuição à literatura dos EUA. Condedido no ano passado a Philip Roth, o prêmio, neste ano, provocou sérias polêmicas e valeu duras críticas à fundação, acusada por escritores e críticos de estar fazendo o "jogo do mercado".
King nasceu em Portland em 1947. Em 1970, formou-se em inglês pela Universidade do Maine, quando publicou o seu primeiro conto. No ano seguinte, passou a lecionar em escolas públicas. Em 1974, King publica o primeiro romance, "Carrie". Desde então, não deixou mais de produzir.


Texto Anterior: O sonho de Harvey
Próximo Texto: + brasil 504 d.C.: A negação da política
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.