São Paulo, Domingo, 26 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ livros Mais vendidos

"Notícias do Planalto" encabeça ranking de não-ficção na pesquisa de best sellers do Datafolha

Ramsés, o superfaraó, lidera lista de ficção

da Redação



O destaque da lista dos livros mais vendidos do Datafolha deste mês é a série "Ramsés", do francês Christian Jacq. Três dos cinco volumes da obra aparecem no ranking de ficção (leia quadros nesta pág.) -o mais recente deles, o quinto, na primeira colocação. Em conjunto, a saga do faraó egípcio, transformado na obra numa espécie de super-herói mitológico, já vendeu, segundo a Editora Bertrand, mais de 190 mil exemplares no país e cerca de 5 milhões de livros no mundo.
Doutor em estudos egípcios pela Universidade de Paris, Jacq estreou na ficção em 1987, com o romance "O Ilustre Champollion". Ao lançar "Ramsés" em 1998, exatos 200 anos após a chegada de Napoleão ao Egito, alcançou imediato sucesso de público. Grande parte da crítica, entretanto, condenou a obra por considerar inconsistente a mistura que faz de personagens bíblicos ou históricos -Moisés e Homero etc.-, arqueologia, magia e outros temas.
Em março do ano que vem, ancorado na alta vendagem da série, pretende lançar simultaneamente em 20 países "La Pierre de la Lumière" (A Pedra da Luz), uma nova obra em cinco volumes, também sobre o Egito.
A lista de não-ficção do Datafolha tem como destaque, em primeiro lugar, o livro "Notícias do Planalto", de Mario Sergio Conti (leia resenha na pág. 18).

Como é feita a pesquisa O levantamento nacional dos mais vendidos foi feito em 22 livrarias em nove capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Recife.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Também foi considerada a localização da loja. A metodologia foi a do flagrante de compra.
As entrevistas foram feitas em 25, 27 e 30 de novembro, durante o horário de funcionamento das lojas, com 1.375 pessoas, que adquiriram 1.934 livros (média de 1,4 por comprador). A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Ponto de fuga - Jorge Coli: Um galope na noite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.