UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Russell Banks narra a Libéria em guerra
Em entrevista concedida em junho à revista "January", o escritor Russell Banks fala do romance que está em via de concluir. Um dos principais nomes da literatura norte-americana atual, Banks, autor de "O Doce Amanhã", conta a história de uma mulher que, em viagem à Libéria, acaba enredada em uma guerra civil. A narrativa é premonitória dos violentos combates entre forças governistas e rebeldes que estão esfacelando o país nas últimas semanas, enquanto aguarda ajuda dos EUA.


Revistas discutem a toxina imperialista
Inesgotável tema do momento, o imperialismo é tratado nas edições deste mês de duas prestigiosas publicações. A "Monthly Review" destaca texto assinado pelo cientista político e ícone da esquerda Immanuel Wallerstein sobre a luta dos EUA pela hegemonia mundial. Já a "Harper's" traz extenso ensaio do editor Thomas de Zengotita, que aponta a nova obsessão pela "coragem e habilidades físicas" que tomou conta dos norte-americanos, "intoxicados pela imagem do próprio poder".


Cinema de animação é tema de 2 dossiês
Rivais na França, as revistas "Synopsis" e "Positif" trazem, em seus novos números, ótimos dossiês sobre o cinema de animação -que também é tema do festival "Anima Mundi", que termina hoje em SP. A "Synopsis" traz entrevista com o italiano Tonino Guerra -roteirista de Fellini e Antonioni- sobre seu primeiro trabalho no gênero ("O Cão"). Já a "Positif" entrevista a francesa Sylvain Chomet, o canadense Wendy Tilby, o japonês Isao Takahata e o holandês Michael Dudok.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + sociedade: Os EUA de George W.Bush segundo Gilberto Freyre
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.