São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Quem foi Lorca

DA REDAÇÃO

Nascido em 1898, em Fuentevaqueros, na região de Granada, Federico García Lorca viveu apenas 38 anos, suficientes para se tornar um dos mais conhecidos poetas e dramaturgos espanhóis -por sua obra e por ter sido fuzilado pelos franquistas em 1936, no início da Guerra Civil Espanhola.
Francisco Franco (1892-1975) e os grupos conservadores que o apoiavam viam como uma ameaça o escritor homossexual, diretor do grupo teatral "La Barraca", do governo republicano, com a qual encenara uma de suas peças mais instigantes, "A Casa de Bernarda Alba".
Nela, reproduzia a violência das ditaduras sob a metáfora do luto forçado por uma viúva às filhas, impedidas até de sair de casa.
García Lorca deixou outras obras de extrema importância, tanto no teatro, como a trilogia "Bodas de Sangue" (1933), quanto na poesia, como a "Ode a Salvador Dalí" (1926) e a série "Poeta em Nova York", escrita em 1929-30.
No documentário "Lorca, el Mar Deja de Moverse", de 2006, o diretor Emilio Ruiz Barrachina sustenta que "A Casa de Bernarda Alba" teve influência em sua morte, sendo um recado para parentes ligados ao movimento conservador Ação Popular, que apoiava Franco, e, que, então, denunciaram seu paradeiro, quando ele tentava fugir.


Texto Anterior: Leia trecho de "Ode a Walt Whitman", de Federico García Lorca
Próximo Texto: Obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.