São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que ler nas férias...

Ilustração Sean Mackaoui


...no carro, no avião, no ônibus, no navio

DANUZA LEÃO
COLUNISTA DA FOLHA

NO CARRO
200 Crônicas Escolhidas

de Rubem Braga, ed. Record Adoro reler livros que me deram muito prazer, e as crônicas de Rubem [1913-90] são preciosas em sua comovente simplicidade. Era um autor -e um homem- de rara sensibilidade.

NO ÔNIBUS
A Morte do Gourmet

de Muriel Barbery, tradução de Rosa Freire d'Aguiar. Companhia das Letras Um crítico de gastronomia que, na hora da morte, lembra dos sabores mais deliciosos e que mais o marcaram. Uma boa ideia, alegre, saborosa e prazerosa, a ser copiada.

NUM NAVIO
Antologia Poética

de João Cabral de Melo Neto, ed. José Olympio
Ficções do Interlúdio
de Fernando Pessoa, Companhia das Letras No mundo atual, nosso único refúgio é a poesia. A "Antologia Poética" de João Cabral de Melo Neto e as "Ficções do Interlúdio" podem nos fazer esquecer esse insensato mundo.

EM PARIS
Sagan à Toute Allure
[Sagan a Toda Velocidade] de Marie-Dominique Lelièvre, ed. Denoël (França) Para entrar no clima de Saint-Germain -e nada é mais a cara do "quartier" que eu tanto amo do que Sagan.

NO AVIÃO
Le Petit Prince

[O Pequeno Príncipe] de Antoine de Saint-Exupéry, Gallimard (França) Em francês, porque a palavra "apprivoiser" [cativar, domesticar, familiarizar etc.] nunca foi nem poderá ser traduzida com precisão em nenhuma língua. É um livro delicado e poético, como tudo o que escreveu Saint-Exupéry.


DANUZA LEÃO é autora do livro "De Malas Prontas" (Companhia das Letras).


Texto Anterior: Discoteca Básica: Jards Macalé
Próximo Texto: ...no Ano-Novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.