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...em dia de chuva ou à beira da piscina
JULIO MEDAGLIA
ESPECIAL PARA A FOLHA
Contos de Óperas e Cantos
de Sergio Casoy, ed. Algol
Após sua leitura, fica difícil identificar as fronteiras do que é libreto, personagem, autor ou intérprete.
A produção operística é seguramente tão complicada como a cinematográfica, por exemplo. Só
que, o filme estando pronto, vai
ser exibido até o fim dos tempos
sem a presença dos autores, enquanto a operística renasce com
todas as fragilidades a cada
apresentação.
E a avaliação é nova a cada vez,
em meio a uma tênue fronteira
entre o sucesso e o fracasso, o
aplauso e a vaia.
Já a seleção dos componentes
que incorporam um espetáculo
operístico representa a exclusão
de muitos, o que gera sempre um
frenético curto-circuito entre
profissionais, não raro alimentado pelas vaidades e pelos desejos de sucesso.
Tudo é narrado com fluência e
humor no livro, de resto, bastante informativo nessa apaixonante área, a do teatro musicado.
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
de Stieg Larsson, tradução de
Paulo Neves, Cia. das Letras
Romance policial moderno, tão
intrigante quanto atualizado, já
que coloca a trama no contexto
da vida moderna, sobretudo nos
emaranhados da informática.
Aborda com incrível fascínio crimes de colarinho branco, a responsabilidade do jornalismo econômico, a invasão da privacidade
atual, o ódio contra as minorias.
Pauliceia Dilacerada
de Mário Chamie, ed. Funpec
Obra em que o poeta Mário Chamie finge ser seu homônimo Mário de Andrade e "psicografa"
depoimentos e estados de espírito daquele escritor.
Narra seu amor à cidade de São
Paulo, sua relação com ela e com
seus personagens principais e,
sobretudo, a mágoa por ocasião
de sua demissão do Departamento de Cultura, por ele criado.
É um misto de fatos e ficções de
alta temperatura emotiva.
A Elite no Ar
de Irineu Guerrini Jr.,
ed. Terceira Margem
O livro conta a fascinante história da rádio Gazeta de 1943,
quando foi fundada, até 1960.
Mostra o período áureo do rádio
no Brasil -que antecedeu a chegada da TV-, época em que as
emissoras possuíam grandes
elencos de artistas e uma produção rica e diversificada.
No caso da Gazeta desse período, vê-se uma emissora comercial, que vivia de anúncios e possuía uma orquestra sinfônica
(com músicos em parte trazidos
por ela da Europa), um coral de
25 vozes, uma big band, uma orquestra de jazz sinfônico e dezenas de cantores contratados.
No horário "nobre", noturno, toda essa máquina de sons atuava
diariamente e "ao vivo", fazendo
uma programação cultural de
Primeiro Mundo.
O Tigre Branco
de Aravind Adiga, trad. Maria
Helena Rouanet, Nova Fronteira
Romance de estreia do jovem autor indiano, ganhador do Man
Booker Prize em 2008. Narra de
forma divertida e irônica o trajeto escolhido pelo personagem
central para subir na vida, a partir do assassinato do patrão.
Mostra aspectos da realidade da
Índia que nada têm a ver com o
glamour das imagens que vimos
recentemente na TV.
JULIO MEDAGLIA é maestro e autor de "Música
Impopular" (ed. Global), entre outros livros.
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