São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009

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...em dia de chuva ou à beira da piscina

JULIO MEDAGLIA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Contos de Óperas e Cantos
de Sergio Casoy, ed. Algol
Após sua leitura, fica difícil identificar as fronteiras do que é libreto, personagem, autor ou intérprete.
A produção operística é seguramente tão complicada como a cinematográfica, por exemplo. Só que, o filme estando pronto, vai ser exibido até o fim dos tempos sem a presença dos autores, enquanto a operística renasce com todas as fragilidades a cada apresentação.
E a avaliação é nova a cada vez, em meio a uma tênue fronteira entre o sucesso e o fracasso, o aplauso e a vaia.
Já a seleção dos componentes que incorporam um espetáculo operístico representa a exclusão de muitos, o que gera sempre um frenético curto-circuito entre profissionais, não raro alimentado pelas vaidades e pelos desejos de sucesso. Tudo é narrado com fluência e humor no livro, de resto, bastante informativo nessa apaixonante área, a do teatro musicado.

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
de Stieg Larsson, tradução de Paulo Neves, Cia. das Letras
Romance policial moderno, tão intrigante quanto atualizado, já que coloca a trama no contexto da vida moderna, sobretudo nos emaranhados da informática.
Aborda com incrível fascínio crimes de colarinho branco, a responsabilidade do jornalismo econômico, a invasão da privacidade atual, o ódio contra as minorias.

Pauliceia Dilacerada
de Mário Chamie, ed. Funpec
Obra em que o poeta Mário Chamie finge ser seu homônimo Mário de Andrade e "psicografa" depoimentos e estados de espírito daquele escritor.
Narra seu amor à cidade de São Paulo, sua relação com ela e com seus personagens principais e, sobretudo, a mágoa por ocasião de sua demissão do Departamento de Cultura, por ele criado. É um misto de fatos e ficções de alta temperatura emotiva.

A Elite no Ar
de Irineu Guerrini Jr., ed. Terceira Margem
O livro conta a fascinante história da rádio Gazeta de 1943, quando foi fundada, até 1960.
Mostra o período áureo do rádio no Brasil -que antecedeu a chegada da TV-, época em que as emissoras possuíam grandes elencos de artistas e uma produção rica e diversificada.
No caso da Gazeta desse período, vê-se uma emissora comercial, que vivia de anúncios e possuía uma orquestra sinfônica (com músicos em parte trazidos por ela da Europa), um coral de 25 vozes, uma big band, uma orquestra de jazz sinfônico e dezenas de cantores contratados.
No horário "nobre", noturno, toda essa máquina de sons atuava diariamente e "ao vivo", fazendo uma programação cultural de Primeiro Mundo.

O Tigre Branco
de Aravind Adiga, trad. Maria Helena Rouanet, Nova Fronteira
Romance de estreia do jovem autor indiano, ganhador do Man Booker Prize em 2008. Narra de forma divertida e irônica o trajeto escolhido pelo personagem central para subir na vida, a partir do assassinato do patrão.
Mostra aspectos da realidade da Índia que nada têm a ver com o glamour das imagens que vimos recentemente na TV.


JULIO MEDAGLIA é maestro e autor de "Música Impopular" (ed. Global), entre outros livros.


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