São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Simone de Beauvoir, Locke e Descartes
"The Legacy of Simone de Beauvoir" (Clarendon Press, 240 págs., US$ 25), organizado por Emily R. Grosholz, busca resgatar a autora do rótulo feminista. Um dos artigos propõe que "O Segundo Sexo" equivale às "Meditações", de Descartes -por sua reflexão iconoclasta-, e a "Dois Tratados sobre o Governo", de Locke -pelo impacto social. Já a "Modern Language Quaterly", uma das mais tradicionais revistas acadêmicas dos EUA, também dedica seu número de março ao feminismo.

Livro estuda dois autores brasileiros
As obras ficcionais do escritor Caio Fernando Abreu e do crítico Silviano Santiago são tema do recém-lançado "Artful Seduction - Homossexuality and the Problematics of Exile" (Centro Europeu de Pesquisas em Humanidades da Universidade de Oxford, 256 págs., 35 libras), de Karl Posso. O autor, que leciona na Universidade de Cambridge, discute como, nos trabalhos dos dois autores, a subjetividade homossexual masculina se formula por meio de deslocamentos e do exílio.

Para Giddens, Al Qaeda é ONG maligna
Em entrevista ao "La Nación", o mentor da Terceira Via Anthony Giddens compara a Al Qaeda a uma "ONG maligna", "com ramos relativamente autônomos em diferentes países, uma estrutura hierárquica flexível e compartilhando uma missão única". Para o sociólogo, esse "novo terrorismo" -diferente do "velho terrorismo" de grupos como o ETA e o IRA- "utiliza todo tipo de tecnologias modernas e, como uma ONG global, depende dos sistemas de comunicação modernos".


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + política: A lógica perversa de um terrorista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.