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Consumidores antecipam compras na Sexta-Feira Negra

TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO
VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Duas TVs, micro-ondas, ferro de passar, torradeira e cafeteira. Mesmo sem planejar compras, a comerciante Liu Lopes, 50, saiu ontem de um hipermercado de São Paulo carregando quase uma dezena de produtos.

"Geralmente a gente só encontra promoção depois do Ano Novo. Valeu a pena", diz.

Liu é uma dos milhares de consumidores que aderiram à versão regional da "Black Friday", a tradicional megaliquidação americana e que dá início à temporada de compas de fim de ano.

A rede Extra, onde Liu fez as compras, foi a primeira no país a levar para as ruas a promoção que, em 2010, começou no varejo on-line.

Com descontos de até 70%, o Extra dobrou o faturamento em relação ao mesmo dia do ano passado e aumentou em 80% o fluxo de clientes.

A Americanas também prometeu uma Sexta-Feira Negra em todas as suas lojas. Mas a reportagem da Folha não encontrou menção à "Red Friday", como batizou o evento, nas três lojas da cidade que percorreu.

Sem grande quantidade de itens em promoção, não havia clima de megaliquidação.

Na internet, o evento superou as expectativas. O site Busque Descontos, que agregou 53 lojas, teve pico de 210 mil acessos por segundo e seis milhões de cadastros.

SPRAY DE PIMENTA

Nos EUA, a percepção de vendedores é que o movimento melhorou em relação à Black Friday de 2010. Mas o dia foi marcado por incidentes.

Em Los Angeles, uma consumidora atacou clientes em uma loja do Walmart com spray de pimenta para abrir espaço e feriu 20 pessoas. Em Nova York, ativistas do movimento Ocupe Wall Street protestaram em frente à Macy's.

Em Best Buy de NY, as filas começaram na quarta à noite. As lojas abriram ontem à 0h com desconto de até 70%.

Mulher usa spray de pimenta e fere 20 em liquidação nos EUA

folha.com/no1011993

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