Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Departamento diz que promove melhorias

DE BRASÍLIA

O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) entende que a prática da "corrida do ouro" está de acordo com as normas.

Diz que o princípio é o da "prioridade" e que "o primeiro requerente, se devidamente habilitado no processo, será o que terá direito de pesquisar a área".

Quanto à falta de estrutura, o órgão informa que vem fazendo melhorias e está cobrando da Vale e de outras empresas o cumprimento dos prazos previstos em lei.

Informada sobre a reportagem na terça-feira, a Vale disse ontem que não se pronunciaria sobre o assunto.

Em nota, o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, José Fernando Gomes Júnior, que trabalha na Vale, afirma que o DNPM é importante para o negócio de minério.

Mas diz que, nos próximos três anos, haverá investimentos do setor aproximadamente R$ 40 bilhões na região e o órgão precisa estar preparado "para atender a um significativo aumento nas demandas de planejamento, cadastro mineiro, fiscalização, entre outras".

Para o sindicato, o DNPM precisa "acompanhar o ritmo de crescimento da indústria, provendo cada vez mais e melhores serviços a todos".

Veja cenas da "corrida do ouro"
folha.com/no1014653

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.