Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Financiamento

Bancos poderão captar no exterior e emprestar a brasileiras lá fora

DE BRASÍLIA - Bancos nacionais poderão usar dinheiro captado no exterior para emprestar a empresas brasileiras lá fora.

Atualmente, apenas instituições que têm agências em outros países podem fazer esse tipo de operação, no local em que atuam.

A medida pode beneficiar empresas com dificuldades de obter empréstimos no exterior diante do cenário de deterioração.

A norma, aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) na noite de terça-feira, permite que mesmo bancos que não estão fisicamente fora do Brasil destinem às empresas nacionais os recursos captados no mercado externo com a emissão de bônus, por exemplo.

A regra interessa particularmente ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Hoje, o banco de fomento -que tem representações na Inglaterra e no Uruguai- faz convênios com instituições financeiras de outros países para poder capitalizar companhias no exterior, emprestando a brasileiros em locais como Argentina, México e Nigéria.

CEF

O CMN aprovou também regra permitindo à Caixa Econômica Federal gerir recursos de empresas estatais (exceto Petrobras), autarquias e fundos públicos. Atualmente, esse dinheiro é administrado exclusivamente pelo Banco do Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.