Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma ainda não definiu sucessão na Agência Nacional do Petróleo

DO RIO

A menos de dez dias de ficar vaga, a diretoria-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) ainda não tem titular. A escolha é prerrogativa da presidente da República, Dilma Rousseff, que até o momento não manifestou sua preferência.

Se depender da ANP e da indústria do petróleo, e até do atual diretor-geral da autarquia, Haroldo Lima, no cargo até o dia 11, a engenheira Magda Chambriard larga na frente em páreo que confrontará técnica com as habituais indicações políticas.

Inicialmente, quem ocupar o lugar de Lima ficará na interinidade, já que o processo de escolha precisa ser respaldado pelo Congresso Nacional e leva tempo. O próprio Lima ficou interino por

quase um ano antes de ser efetivado.

Filiado ao PCdoB, Lima diz que o ideal para substituí-lo é um nome que junte os dois perfis, "um nome técnico com bom trânsito político", disse ao se despedir ontem em evento no Rio de Janeiro.

"O que existe por parte da presidente Dilma, e isso eu posso dizer, é a necessidade de continuar a desenvolver o trabalho que está sendo feito. Isso eu tenho certeza, porque ela me disse", afirmou Lima. Apesar de não ser filiada a nenhum partido político, Magda chamou a atenção da presidente Dilma durante o acidente da Chevron, no mês passado, pela firmeza com que tratou o problema, segundo uma fonte próxima ao governo.

"Ela mostrou que sabe falar bem em público e que conhece o assunto, marcou ponto com a Dilma", afirnmou fonte.

A presidente, porém, terá que decidir se compra uma briga com o PCdoB, que perderia uma vaga no governo. Uma opção que poderia evitar um eventual desgaste seria indicar o diretor Florival Rodrigues de Carvalho, do mesmo partido de Lima, superintendente promovido em junho deste ano, para cuidar de pesquisa da autarquia.

Outra alternativa, que agradaria os aliados do PMDB e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, seria o nome do diretor Allan Kardec.

O fato da sua especialidade na agência ser o segmento de abastecimento, no entanto, pode tirar pontos se comparada à larga experiência em exploração e produção de Magda, ex-funcionária da Petrobras e desde 2002 na agência.

Os dois foram promovidos a diretor em 2008.

(DENISE LUNA e CIRILO JÚNIOR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.