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Queixas sobre iPhone em chamas se espalham na web

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

A estudante brasileira Ayla Mota, 18, enviou ao Blog do iPhone (blogdoiphone.com) uma reclamação que foi replicada exaustivamente na internet: o aparelho da Apple (modelo 4), comprado em viagem à França, pegou fogo durante a madrugada.

"Coloquei [o telefone] para carregar na tomada ao lado da cama. Acordei segundos antes de testemunhar a combustão do iPhone", disse a estudante, que mora em São Paulo, em carta ao blog. "Não me feri. Porém, e se eu o estivesse segurando?"

E há, na web, queixas similares vindas de outros países.

De acordo com sites como o International Business Times (www.ibtimes.com), um passageiro da empresa de aviação australiana Regional Express percebeu, dentro da aeronave, que seu iPhone 4 começou a "ficar vermelho e soltar uma fumaça escura".

O site informa ainda que, em 2009, houve relatos de outras "explosões terríveis" de iPhones no Reino Unido e na Holanda.

Procurada, a Apple Brasil informou que vai trocar o celular da estudante brasileira e que o aparelho deve ser entregue na semana que vem.

Mas a empresa ressaltou que o telefone "é o único produto da Apple que só tem garantia no país em que foi comprado", e não global.

Ayla Mota não foi localizada para comentar o desfecho do caso.

A companhia disse ainda que esses acontecimentos são "isolados e estão sendo monitorados".

Polyanna Carlos Silva, supervisora institucional da Pro Teste, associação de defesa do consumidor, diz que a regra é mesmo que a cobrança da garantia de um produto seja feita no país de origem.

Mas destaca que já há decisões judiciais em primeira instância (portanto, não definitivas) responsabilizando marcas famosas por defeitos em seus itens ainda que fora do país de procedência.

Quanto ao caso específico da estudante, Polyanna diz que é possível abrir um processo judicial contra a Apple pedindo indenização por danos morais. "O que houve foi um acidente de consumo."

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