Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa diz que investimentos serão mantidos

DO RIO

A Vale argumenta que distribuir aos acionistas o excedente de caixa foi a melhor opção para a empresa. É que, diz, a sobra após os "gastos correntes e investimentos e para manutenção" é aplicada no mercado em títulos de renda fixa "de risco muito baixo" -e consequente de rentabilidade igualmente baixa.

"Desse modo, o retorno obtido nessas aplicações é inferior ao custo do capital da companhia [juros pagos pela Vale para levantar recursos]. Nesse caso, a melhor opção é retornar o excesso de caixa aos acionistas", disse a mineradora à Folha.

A Vale nega ainda que o pagamento maior de dividendos comprometa a sua capacidade de investimento -uma das medidas da nova gestão foi justamente só considerar em seu plano aqueles projetos já com licenciamento ambiental, o que deve reduzir a previsão de investimentos de 2012.

"Não estamos deixando de investir para pagar dividendos aos acionistas. O retorno do excesso de caixa beneficia os acionistas. O que é prejudicial aos acionistas é investir o caixa em ativos [títulos] que geram retorno abaixo do custo de capital. É exatamente isso o que estamos evitando", diz a Vale.

Já sobre os reajustes aos empregados, a Vale afirma que sua política de RH visa "valorizar e reter" profissionais, além de "garantir uma política salarial alinhada aos seus valores".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.