Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Papéis são vendidos só para alta renda

de são paulo

Diante do potencial de rendimento das LCAs em função das vantagens fiscais (isenção de IR e IOF), os bancos "se acomodaram" em oferecer esses papéis somente aos investidores de alta renda.

A avaliação é de Ademiro Vian, diretor-adjunto de produtos e financiamentos da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Ele participou da elaboração da lei das LCAs, de dezembro de 2004.

"A intenção era que esses papéis fossem um meio para que o pequeno produtor rural pudesse investir e financiar sua própria atividade, aplicando valores que não precisariam ser altos", diz Vian.

"Agora, diante dos diferenciais do produto na renda fixa e o interesse dos investidores maiores, os bancos entraram em uma zona de conforto."

FRACIONAMENTO

Ainda de acordo com o executivo, "não há a menor obrigatoriedade na lei" de que as instituições financeiras emitam uma LCA no valor integral do empréstimo feito ao produtor.

"Os bancos podem fracionar essa quantia e emitir vários títulos de valores mais baixos", acrescenta o especialista.

Vian destaca também que falta uma regulamentação da lei de 2004, que nunca foi feita pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

"É imprescindível que essa regulamentação seja feita, até para padronizar os produtos que são oferecidos nesse mercado."

(CM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.