Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Navio fretado pela Vale sofre rachadura em São Luís

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Um navio graneleiro, fretado pela Vale, teve uma rachadura em um dos tanques de lastro, na noite de sábado, no Terminal Ponta da Madeira, em São Luís (MA), e corre risco de afundar.

A Capitania dos Portos do Maranhão disse que a situação está mantida sob controle pela tripulação do navio.

A água infiltrada na embarcação é retirada por bombas de grande potência, o que vem garantindo a flutuação do navio, segundo a Marinha.

O acidente ocorreu durante o carregamento de minério de ferro no terminal, que pertence à mineradora. Hoje deve chegar a São Luís uma equipe de técnicos.

O capitão dos portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia, disse que não há estimativa da extensão do dano e que será aberto um inquérito administrativo para apurar o acidente.

A Vale informou, em nota, que acompanha as tratativas entre a STX Pan Ocean, proprietária e operadora do navio, e as autoridades responsáveis. A reportagem da Folha não conseguiu contato com representantes da empresa coreana.

O navio Vale Beijing, de bandeira das Ilhas Marshal, tem capacidade para 400 mil toneladas de minério, segundo a Capitania dos Portos, e é um dos maiores graneleiros do mundo: 292 m de comprimento, 45 m de largura e 23 m de calado máximo.

Técnicos do Ibama de São Luís fizeram uma inspeção no local. Segundo a Capitania dos Portos, não há informação de vazamentos de minério ou de óleo combustível.

A movimentação de navios no Porto de Itaqui, localizado próximo ao terminal da Vale, não foi afetada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.