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Maranhão anuncia empresas que vão construir terminal

Capacidade de exportação de grãos subirá de 2,5 milhões para 7,5 milhões de toneladas

AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO

Com cinco anos de atraso, a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) -responsável pelo Porto de Itaqui- anunciou ontem as cinco empresas que irão construir os terminais para escoamento de soja, o chamado Tegram.

As vencedoras da disputa foram: NovaAgri, Glencore, CGG Trading, Louis Dreyfus e Amaggi.

Com os novos terminais, Itaqui eleva de 2,5 milhões para 7,5 milhões de toneladas a capacidade de exportação de grãos. O investimento na primeira fase será de R$ 260 milhões. A Emap já tem um plano para uma segunda fase, com investimento para mais 5 milhões de toneladas.

Atualmente, apenas a Vale tem uma estrutura (2,5 milhões de toneladas) para embarque de grãos.

A construção dos terminais começa em 2012, mas a operação efetiva será só no final de 2013, diz Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.

A demora na definição de um modelo para licitação dos terminais gerou grande prejuízo ao país.

Segundo a Emap, milhões de toneladas podem ter deixado de ser produzidas por falta de estrutura do porto.

Mesmo assim, regiões do Maranhão, do Tocantins e do Piauí ampliaram a produção nos últimos anos para volumes superiores a 6 milhões de toneladas.

O problema foi sempre tirar a produção da região. Com um terminal de capacidade limitada, a opção dos agricultores era negociar a produção no Nordeste ou exportar a soja pelos portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), distantes de 2.400 a 2.800 quilômetros da zona produtora.

NOVA LOGÍSTICA

O projeto tem a força de mudar a logística do agronegócio brasileiro. "O Tegram vai mudar a logística de escoamento de grãos. Há muita produção reprimida por falta de logística para o escoamento", afirma Fossati.

Com isso, o peso de Santos e de Paranaguá no embarque de grãos tende a diminuir.

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