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Amazon chega ao país com megasservidor

Apesar dos rumores de loja de livros, os serviços de armazenagem de dados na nuvem chegam primeiro ao país

Segundo consultoria, mercado nacional de serviços que rodam na internet chegará a US$ 491 mi até 2014

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

A Amazon, uma das principais empresas de internet do mundo, anuncia hoje o início das suas operações no Brasil com seus serviços on-line corporativos.

A primeira iniciativa da companhia no país será por meio de sua divisão Amazon Web Services (AWS) dedicada ao modelo de computação em nuvem, em que os clientes corporativos pagam mensalmente pelo uso dos servidores da companhia.

Essa espécie de "aluguel" dispensa que as empresas comprem seus próprios servidores e paguem apenas pela capacidade computacional de que necessitam. Serão 30 serviços no país.

"A razão está principalmente no crescimento econômico e potencial de gastos com tecnologia no país", diz o vice-presidente Andy Jassy.

Hoje a empresa tem entre os clientes o site de compras coletivas Peixe Urbano e a companhia aérea Gol, que utilizavam os servidores da companhia nos EUA.

Com a abertura da operação em São Paulo, a ideia é reduzir em 70% o tempo de acesso aos arquivos e sistemas que rodam nos servidores controlados pela Amazon.

A base paulistana servirá também clientes de países como Chile, Peru e Argentina.

A Amazon terá um site de apresentação em português, mas as demais informações sobre produtos e suporte permanecerão em inglês.

A cobrança inicial será em dólar e será necessário cartão de crédito internacional.

Os preços deverão ser 20% maiores que nos EUA.

Questionada sobre a chegada da loja de livros on-line da Amazon.com, a AWS afirma se tratar de empresa separada e não fez comentários.

COMPETIÇÃO LOCAL

Entre os concorrentes locais que já oferecem soluções do gênero está o UOL Cloud, oferecido pelo UOL Host, divisão do portal UOL, empresa pertencente ao Grupo Folha, que edita a Folha.

Lançado em julho deste ano, o serviço está com 3.000 servidores de empresas.

"A empresa ainda levará tempo para conhecer o mercado e tem como desafio o atendimento e o suporte em português, o que é fundamental para vender serviços do tipo", diz Vinícius Pessin, diretor do UOL Host, com 2.000 pessoas no atendimento.

Outra concorrente é a Locaweb, que tem o serviço de computação em nuvem desde 2008 e 5.000 clientes.

Segundo Gilberto Mautner, presidente da empresa, os preços das ofertas nacionais são mais competitivos porque já incluem suporte, enquanto o modelo de "autosserviço" da Amazon prevê o pagamento à parte.

CAPACIDADE OCIOSA

Criada em 2006, a Amazon Web Services nasceu com a vocação de alugar a capacidade ociosa dos servidores da gigante do varejo mundial Amazon.com. Netflix e Shell são alguns dos clientes.

A unidade deve encerrar o ano com faturamento de

US$ 750 milhões, ainda uma pequena fração dos mais de US$ 34 bilhões em vendas da Amazon.com.

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