Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anatel vai conceder licença única para TV por assinatura

Mudança está programada para 2012, após aprovação de novo regulamento do setor

ANDREZA MATAIS
SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA
JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já se prepara para conceder licenças únicas de TV paga assim que for aprovado o regulamento que abre esse mercado para as teles.

O novo regulamento, necessário para que o governo avance na junção das licenças, deve ser aprovado hoje e seguirá para consulta pública. O prazo máximo para que entre em vigor é 9 de março de 2012.

A Folha apurou que, já no próximo ano, a Anatel pretende unificar as licenças de TV paga existentes atualmente e conceder novas licenças únicas. Nesse caso, o operador escolheria a tecnologia a ser empregada -DTH (satélite), cabo ou micro-ondas (MMDS) tendo somente uma licença. Hoje é necessária uma licença para cada tipo de serviço.

"Essa mudança será feita e é um grande mérito do regulamento", disse o ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Segundo ele, essa discussão corre paralelamente a dos pontos abordados pelos regulamento.

Apesar disso, o governo já pensa em uma licença única para todos os serviços as telecomunicações. "Acho que em 2012 já temos maturidade para discutir a licença única para os serviços privados", disse o conselheiro da Anatel Marcelo Bechara, relator do regulamento de TV por assinatura. "O serviço prestado no regime público não dá para mexer sem fazer mudanças na lei [Lei Geral de Telecomunicações]."

PREÇOS

Embora não conste na regulamentação, o preço das novas licenças será de

R$ 9.000. Empresas que investiram na obtenção de diversas licenças no passado reclamam dessa mudança. Elas dizem que poderão ter prejuízos porque seus ativos (licenças) serão pulverizados.

O governo discorda. Os ativos antes eram limitados e, por isso, valiam mais. Hoje o regulamento põe fim aos limites de outorga e vale mais a companhia que tem o melhor modelo de negócio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.