Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bradesco abre mil agências e bate rede Itaú

Esforço exigiu R$ 890 milhões em investimentos neste ano; banco conta agora com 5.932 pontos de atendimento

Novas agências servirão para substituir postos do Banco Postal, que será administrado pelo BB a partir de janeiro

TONI SCIARRETTA
GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO

O Bradesco abriu 1.003 agências bancárias nos últimos seis meses e conseguiu ultrapassar o rival Itaú Unibanco em número de pontos de atendimento no país.

Com o "esforço concentrado" deflagrado em 2011 na ampliação da rede, o Bradesco já soma 5.932 pontos de atendimento -4.607 agências e 1.325 postos de atendimento.

Segundo o Itaú, sua rede contava com 4.943 pontos de atendimento -4.005 agências e 943 postos de atendimento- em setembro, último dado divulgado.

Nos últimos meses, o Itaú continuou abrindo agências, mas o maior investimento foi na modernização da rede já existente.

A rede de agências do Bradesco, que foi o maior banco privado do país até a fusão entre Itaú e Unibanco em 2008, só perde agora para a do Banco do Brasil, maior instituição financeira do país, que somava 5.138 agências no país em setembro.

Contando os chamados PAA (Posto de Atendimento Avançado), localizados em cidades pequenas que não têm presença de outros bancos, a rede do Bradesco, atualmente, conta com 8.188 pontos de atendimento.

"Estamos abrindo em média cinco agências por dia. É um programa agressivo de abertura de agências", disse Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco.

"O critério para inauguração é econômico. Queremos ser o banco das pequenas e médias cidades emergentes deste país."

As novas agências também servirão para substituir os pontos de atendimento do Banco Postal, que passará a ser administrado pelo Banco do Brasil em janeiro -em parceria com os Correios.

Para ampliar a rede, o Bradesco investiu R$ 890 milhões neste ano. O valor inclui os gastos com reformas da agências já existentes.

Nas contas do Bradesco, cada nova agência aberta demora em média dois anos para "se pagar".

CRESCIMENTO

Segundo Trabuco, 60% das inaugurações ocorreram nas regiões Sudeste e Nordeste -áreas de ritmo acelerado de crescimento e de alta densidade econômica.

Na visão do Bradesco, o sistema financeiro deverá incluir 6 milhões de novos correntistas em 2012, que somarão perto de 30 milhões de pessoas. Hoje, a população bancarizada é estimada em 25 milhões.

"O grande desafio do setor é a distribuição. Queremos nos diferenciar pela capilaridade da rede. Hoje temos 1.400 agências por 10 mil habitantes. Na Europa e nos EUA, a densidade é de 3.200 para cada 10 mil", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.