Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grupo de 42 países fecha acordo para compras governamentais

Objetivo é facilitar a participação de empresas estrangeiras

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo composto de 42 países fechou ontem um acordo em reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) para dar mais transparência em suas compras públicas e permitir maior participação de concorrentes privados internacionais.

Japão, EUA e União Europeia fazem parte do conjunto de nações que concordaram com os termos previstos na proposta. O Brasil não faz parte das negociações.

A China e outros oito países estão em negociação para aderir ao acordo.

Segundo a OMC, contratos governamentais costumam representar de 15% a 20% do PIB (Produto Interno Bruto) dos países. Na China e na Índia, esse percentual pode chegar a 30 % do PIB.

O acordo encerra um período de 14 anos de negociações para flexibilização das regras dos contratos públicos entre os países-membros.

O texto aprovado foca áreas como infraestrutura, serviços financeiros, tecnologia da informação, serviços de telecomunicações e consultorias. Ficam de fora do acordo setores consideradas "sensíveis", como compras relacionadas à defesas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.