Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O assunto é imposto

Contribuinte paulista começa a receber carta do IPVA nesta segunda

DO AGORA DE SÃO PAULO

As cartas com os valores de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2012 devem começar a ser enviadas hoje para os contribuintes de São Paulo, segundo previsão da Secretaria de Estado da Fazenda.

Assim que os avisos de cobrança forem enviados para as casas dos proprietários, os bancos serão liberados para começar a fazer a cobrança do tributo, que tem vencimento em janeiro, conforme o final da placa do veículo.

Somente depois desse processo é que os contribuintes conseguirão imprimir a guia de pagamento do IPVA de 2012 no site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).

O comunicado é apenas um lembrete, não é boleto nem guia de recolhimento.

Nele, constarão os dados do veículo, os valores para pagamento (todas as opções) e os valores do seguro obrigatório e da taxa de licenciamento anual.

Para o pagamento, será preciso o número do Renavam. O pagamento poderá ser feito nas agências bancárias autorizadas (em caixas, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou por débito agendado).

QUEDA

Segundo a Fazenda, o imposto dos automóveis terá queda média de 3,34%; o das motos, de 5,56%; o dos caminhões, de 1,87%; o dos ônibus e micro-ônibus, de 1,77%; e o dos utilitários, de 3%.

Hoje, é possível consultar o valor de mercado do carro. Para chegar ao valor do imposto a ser pago o contribuinte deve entrar no site da Fazenda e digitar o número do Renavam.

Uma vez obtido o valor venal do veículo, será preciso multiplicá-lo pela alíquota do imposto, conforme o combustível e a característica do veículo: 4% para veículos a gasolina, diesel, bicombustível e picape cabine dupla; 3% para álcool, gás e eletricidade; 2% para utilitários cabine simples, ônibus, micro-ônibus, tratores e motocicletas; e 1,5% para caminhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.