Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Demografia do luxo

Consultorias mapeiam potencial do mercado brasileiro e o perfil e a localização dos consumidores de alta renda; SP perde participação

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Enquanto economistas preveem que o PIB crescerá no máximo3% no ano, o mercado do luxo deve avançar 20% no país. A previsão está no relatório "Luxo, Demografia e Estilo de Vida no Brasil", da consultoria norte-americana Bain & Company.

Gabriele Zuccarelli, sócio da companhia em São Paulo, afirma que os estrangeiros no país e os altos executivos ganham espaço no grupo de consumidores composto sobretudo por famílias tradicionais e empresários. "A remuneração dos executivos cresceu muito, a exemplo do número de milionários", diz.

Zuccarelli afirma, porém, que o crescimento das viagens de brasileiros ao exterior pode "canibalizar" o potencial do mercado do país.

Dados da consultoria MB Associados mostram também que São Paulo perdeu participação entre os potenciais consumidores de luxo.

Em 2002, o Estado concentrava 45% do total das famílias com renda mensal igual ou superior a 50 salários mínimos. Em 2010, o percentual caiu para 32%, segundo estudo da consultoria baseado em números do IBGE.

Sérgio Vale, economista da consultoria, afirma que outros Estados brasileiros, principalmente os localizados no Centro-Oeste e no Nordeste, registraram crescimento superior ao paulista no número de famílias com alta renda. O desenvolvimento do Rio de Janeiro também contribuiu para isso.

"A queda da participação de São Paulo é saudável. Toda descentralização de riqueza é benéfica porque mostra que a geração de renda está se espalhando pelo país, já que essas pessoas são, em geral, geradoras de emprego", afirma o especialista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.